Soluções de iluminação

Não é todo projeto que utilizamos o recurso do rebaixamento de teto. Às vezes os clientes não querem, às vezes o pé direito já está muito baixo e não dá para diminuir mais ainda... entre outros motivos. E o que fazer quando você só tem disponível dois pontos no meio da sala? Como criar uma iluminação eficiente e esteticamente bela e funcional no projeto?

Nesse caso a gente queria utilizar um pendente sobre a mesa, mas o ponto não estava centralizado. Para resolver essa questão, colocamos a peça "em balanço". Ainda para melhorar a eficiência e poder brincar com efeitos, utilizamos o recurso de um abatjour e de uma escultura com suporte para velas na parede.

Nessa sala havia dois pontos centrais e algumas arandelas próximas da mesa de jantar, mas o home estava meio apagado. A solução foi criar uma sanca no móvel, que além de criar um efeito surpreendente nele, não atrapalha e nem dá reflexo na hora de assistir um filme.

Existem diversas peças no mercado hoje que ajudam a criar efeitos diferentes de iluminação sem ser necessário rebaixar o teto. Alguns exemplos:



este tipo de peça pode ser utilizada com lâmpadas dicróicas, PAR 20, AR 70... a única observação que temos a fazer é que a iluminação é toda voltada para baixo, ou seja, o teto fica meio sombreado. Esse da foto é Mix da Interpam

É mais ou menos o mesmo tipo de peça da foto anterior, mas nele pode ser utilizado a lâmpada incandescente de 60w ou a eletrônica de 23w. Esse modelo é o Fox da Dimlux.


 E ainda existem os spots, que hoje tem uma cara mais simpática que antigamente... Mas a iluminação deles ainda é bem direcionada, o que faz com que a sala fique bem sombreada em alguns pontos. Esse é da Interpam.

A escolha das peças de iluminação é fundamental em um projeto. Vale a pena dar uma investida em peças diferenciadas para que o resultado final seja satisfatório.
Depois vamos fazer uma postagem sobre abatjoures e peças de chão. Também são soluções práticas para quem não vai rebaixar o teto!

Comentários